Sinmed-MG publica nota de repúdio a episódio de agressão a médico em BH
Profissional foi atacado por paciente no Centro de Saúde do Bairro Goiânia, na Região Nordeste de Belo Horizonte
compartilhe
SIGA
Alexandre Carneiro e Ivan Drummond
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) publicou uma nota de repúdio ao episódio de agressão a um profissional da saúde na manhã desta sexta-feira (24/10). "É inadmissível que profissionais atuem em risco", afirmou a entidade por meio de publicação nas redes sociais.
Na nota, o Sinmed-MG diz ainda que, "por mais de dois anos", vem "denunciando a falta de segurança em dezenas de reuniões e alertando sobre o número insuficiente de guardas municipais" nas unidades de saúde.
A entidade também publicou um vídeo na mesma rede social, explicando o caso. De acordo com a publicação, a unidade de saúde estava desguarnecida de profissionais da Guarda Municipal no momento da agressão. O Sinmed-MG também declarou, no vídeo, que acionou o setor jurídico para acompanhar o caso.
- Gari é agredido com golpes de madeira na cabeça em parque de BH
- Aluno leva ‘tesourada’ em escola após discussão e pode perder a visão
Mais cedo, a Prefeitura de BH também havia lamentado o ocorrido no Centro de Saúde Goiânia. Procurado pelo Estado de Minas, o poder público municipal também emitiu uma nota. “Nesta manhã, uma paciente que é acompanhada por equipe da unidade invadiu um consultório, agrediu um médico e danificou um computador. A mulher, que estava muito nervosa, foi acolhida e medicada. O profissional agredido foi prontamente acolhido e acionado o fluxo de abordagem a episódios de violência, procedimento que direciona gestor, trabalhador e usuário e quais providências devem ser adotadas em cada situação.”
Entenda o caso
O ataque ocorreu no Centro de Saúde do Bairro Goiânia, na Região Nordeste de Belo Horizonte. O medico foi agredido com um soco no rosto por uma mulher, que aguardava atendimento. Depois da ocorrência, os serviços foram suspensos na unidade.
Leia Mais
Segundo informações de funcionários da unidade, a mulher chegou ao posto por volta das 8h30 e entrou na fila. Naquele momento, três pessoas estavam à frente dela. A mulher, então, começou a se mostrar nervosa e insatisfeita, dizendo que a demora no atendimento era muito grande.
Em determinado instante, ela invadiu um consultório, agrediu o médico e quebrou um computador. Imediatamente, funcionários do Centro de Saúde acionaram a Guarda Municipal, que chegou ao local e prendeu a mulher.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O médico foi levado para atendimento na própria unidade. Não foi encontrado nenhum ferimento ou contusão e ele foi liberado. O fato gerou tumulto e o atendimento foi suspenso com as portas do Centro de Saúde sendo fechadas.