BH: polícia investiga série de atentados no Gutierrez; veja o vídeo
Os atentados consistem em danificar as fachadas de prédios no bairro Gutierrez; um carro passa, reduz e um homem atira objetos que quebram os vidros
compartilhe
Siga noA polícia identificou e intimou o comparecimento na 2ª Delegacia de Polícia Civil Sul, nesta terça-feira (12/8), de um homem suspeito de uma série de atentados a um prédio no Bairro Gutierrez, Região Oeste de Belo Horizonte.
Leia Mais
Os atentados consistem em quebrar um dos vidros de fachadas dos prédios. O primeiro deles ocorreu em 16 de maio deste ano, na Rua Ludgero Dolabela. Só descobriram se tratar de um atentado depois que imagens da câmara de segurança do condomínio foram vistas. Nas imagens aparece um veículo branco passando em frente ao prédio, diminuindo a velocidade e arrancando velozmente. Nesse instante, ouve-se também um estrondo.
Em 11 de junho, um veículo sedan escuro passou em frente ao segundo prédio (Edifício Quartzo), na Rua General Andrade Neves, e também reduziu a velocidade. Nesse momento, ouve-se um barulho de estilhaços.
Em 8 de agosto, um veículo preto, possivelmente um Mercedes-Benz, passou pela Rua Catete e o vidro da fachada lateral do Edifício Residencial Turfa, na Rua Turfa, foi estilhaçado.
Dois dias depois, um veículo sedan escuro passa novamente em frente ao Edifício Quartzo e o vidro da fachada estilhaça. No fim do vídeo, é possível observar o veículo convergindo à direita na Rua Ludgero Dolabela, sentido Rua Catete.
Segundo moradores dos prédios, os dois veículos pertencem a uma mesma pessoa, que reside no bairro e tem, também, um Mercedes-Benz. Todos os quatro atentados ocorreram durante a madrugada.
Rastreamento
A descoberta do autor dos ataques foi feita pelo morador de um dos prédios atacados, R. T., de 50 anos. Foram determinantes as imagens de câmeras de várias casas.
“Eu vi, depois que ele atacou meu prédio, que virou para a direita. Saí, então, tentando seguir uma rota de fuga. Assim, vi as casas que tinham câmeras e bati campainha, pedindo para ver as imagens. Dessa forma que consegui montar uma rota, até que chegasse à casa onde ele reside”, diz R. T..
Outro detalhe, segundo ele, é que se trata de um Porsche de cor branca. “Não é difícil descobrir, em Belo Horizonte, um veículo como esse, que é importado e custa muito caro no mercado brasileiro. Ele tem outros veículos de alto custo, como o Mercedes-Benz”, afirma.
Conforme informações de outros moradores, o proprietário do veículo esportivo branco mora no bairro e também é proprietário de um veículo Mercedes-Benz sedan preto.
As filmagens e os dados foram repassados à Polícia Civil pelo síndico de um dos prédios, Eduardo Mendes de Menezes, que foi quem registrou a queixa.
Nas investigações, os policiais descobriram que o dono dos veículos e suspeito dos atentados já se envolveu numa série de problemas com vizinhos, inclusive, tento efetuado disparos de revólver contra uma residência próxima à dele.
Cronologia de crimes registrados pela PM
1. 16/05/2025 às 2h45min
Veículo esportivo branco para em frente a um edifício na Rua Ludgero Dolabela, e em seguida arranca em alta velocidade. Simultaneamente é possível ouvir um estrondo e o vidro da fachada estilhaçando.
2. 11/06/2025 às 4h15min
Veículo sedan escuro passa em frente ao Edifício Quartzo, na Rua General Andrade Neves, 293, e o vidro da fachada estilhaça. No fim do vídeo, é possível observar o veículo convergindo à direita na Rua Ludgero Dolabela, sentido Rua Catete. Sem boletim de ocorrência. Foram constatados 15 minutos de atraso entre o horário da câmera e o horário real.
3. 08/07/2025 às 3h30min
Veículo preto, possivelmente um Mercedes Benz, passa na Rua Catete e o vidro da fachada lateral do Edifício Residencial Turfa, na Rua Turfa, 1355, estilhaça.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
4. 10/07/2025 às 3h34min
Veículo sedan escuro passa em frente ao Edifício Quartzo, na Rua General Andrade Neves, 293, e o vidro da fachada estilhaça. No fim do vídeo, é possível observar o veículo convergindo à direita na Rua Ludgero Dolabela, sentido Rua Catete. Foram constatados 15 minutos de atraso entre o horário da câmera e o horário real.