BH: árvore oca e seca leva PBH à ação durante o domingo no Belvedere
Segundo a Prefeitura, a árvore estava seca e oca e tinha laudo que autorizava o corte. A operação aconteceu no Belvedere, Centro-Sul da capital, neste domingo
compartilhe
Siga noO corte de uma árvore de grande porte mobilizou agentes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na Rua Professor Carlos Pereira da Silva, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul da capital mineira, neste domingo (6/7).
A movimentação dos servidores chamou a atenção de moradores da região durante a manhã. Procurada pela reportagem, a PBH afirmou que a árvore tem laudo de supressão por estar seca e apresentar pontos ocos no tronco.
Leia Mais
“Na Regional Centro-Sul, face ao elevado fluxo de trânsito e pedestres, os serviços são executados inclusive nos fins de semana para minimizar os impactos na mobilidade”, explicou a PBH.
Em nota, a Prefeitura esclareceu que as vistorias e avaliações das condições das árvores são feitas por engenheiros agrônomos e florestais, que seguem as diretrizes da Deliberação Normativa 92/2018 com mais de 30 critérios a serem observados para a emissão do laudo indicativo de poda ou supressão.
“São priorizadas as podas e supressões de árvores condenadas ou que possam representar riscos de causar danos humanos ou materiais e que já possuam laudos indicando a supressão”, informou.
A Deliberação Normativa em questão foi emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte e estabelece que somente devem permanecer em vias públicas as árvores que apresentarem condições saudáveis e seguras para a população, para o patrimônio e para as condições de uso das vias.
Conforme o documento, deverão ser levados em consideração para o laudo o vigor da árvore, sinais de senilidade ou morte, estrangulamento das raízes, elevação do solo, inclinação, rachaduras, infestações, estufamento de casca e raízes emaranhadas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Acidente com raízes de árvore
Um acidente fatal foi registrado na noite da última quinta-feira (3/7), na Raja Gabáglia, na altura do Bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de BH, e teve o desfecho provocado por raízes de árvores na pista. Um ciclista de 30 anos, na tentativa de se desviar de um ônibus, perdeu o controle da direção devido ao desnível da pista provocado por raízes de árvore, bateu em um ônibus, caiu no meio-fio e morreu.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, em Belo Horizonte. O motorista do ônibus passou por teste de bafômetro, que não apontou álcool no sangue. Ele foi liberado no local, juntamente do veículo. A Polícia Civil segue na investigação do caso.