VEJA O VÍDEO

Vídeo: tamanduá-mirim atropelado em cidade mineira volta a andar

Em 10 de junho, o animal foi encontrado caído à margem de uma rodovia da cidade e encaminhado ao hospital

Publicidade
Carregando...

Após 22 dias de cuidados intensivos da equipe do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), o tamanduá-mirim, que foi atropelado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e estava com fissura na região da coluna vertebral, voltou a andar.

Em 10 de junho, o animal foi encontrado caído à margem de uma rodovia da cidade e encaminhado ao hospital.

Segundo a médica-veterinária e residente do setor de Animais Silvestres do HVU, Rebeca Alves de Oliveira, no momento que chegou ao hospital, o jovem macho apresentava ausência de movimentos e reflexos motores, fissura na região da coluna vertebral e comprometimento neurológico.

"Exames iniciais indicaram um quadro de traumatismo crânioencefálico. Iniciamos imediatamente um protocolo medicamentoso para tratar o quadro neurológico, e, em seguida, realizamos um exame de raio-X para investigar a ausência de movimentação nos membros pélvicos. O exame revelou uma fissura na região da coluna vertebral", explicou.

Em seguida, ainda conforme a médica-veterinária, foi iniciado um novo protocolo de suporte clínico e fisioterapias leves, incluindo caminhadas diárias, com o objetivo de estimular a mobilidade e fortalecer a musculatura dos membros afetados.

"E depois de 22 dias de cuidados intensivos, o animal apresentou significativa evolução clínica. Hoje ele está muito mais ativo, já consegue caminhar sozinho e até escalar parcialmente árvores. Está mais responsivo, demonstrando comportamentos naturais da espécie, o que é um excelente indicativo de recuperação", comemorou Rebeca Oliveira.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Assim que concluir seu tratamento, o jovem tamanduá-mirim será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS), onde passará por avaliação final para assim ser reintegrado ao seu habitat natural.

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay