Formada pela UFMG, atua no jornalismo desde 2014 e tem experiência como editora e repórter. Trabalhou na Rádio UFMG e na Faculdade de Medicina da UFMG. Faz parte da editoria de Distribuição de Conteúdo / Redes Sociais do Estado de Minas desde 2022
Bonecos Labubu Coca-Cola usam elementos icÃŽnicos do refrigerante crédito: Reprodução
A Coca-Cola lançou recentemente uma parceria com a Pop Mart, marca chinesa de bonecos. Trata-se de uma versão especial do Labubu, personagem icônico entre fãs de toy art e da cultura asiática.
Desde a estreia, em novembro, os bonecos têm conquistado tanto o público colecionador quanto a Geração Z nas redes sociais. A collab quer se conectar justamente com esse público.
No site da Pop Mart, os bonecos custam entre US$ 19,99 e US$ 46,99, o equivalente a R$ 108 e R$ 255. O produto virou um queridinho dos famosos, como Enaldinho.
A linha de miniaturas traz o Labubu incorporando elementos clássicos da identidade visual da Coca-Cola, como cores, símbolos e referências gráficas. Um dos monstrinhos até aparece dentro de uma das latas do refrigerante.
Segundo a companhia, a ideia vai além de uma edição limitada: trata-se de uma experiência que conecta os consumidores emocionalmente com o universo da marca. “Esta colaboração permite-nos conectar com a geração Z, dando-lhes uma escolha de colecionáveis que espelha a sua vibração e faz uma declaração, tanto na vida real como on-line. Este lançamento do produto é verdadeiramente uma celebração da autoexpressão, trazendo alegria e criatividade para os colecionadores em todos os lugares”, destaca a Coca-Cola.
Como identificar um Labubu original e evitar os “Lafufus”?
Todo Labubu oficial vem em caixa lacrada da Pop Mart, muitas vezes no formato “blind box” (surpresa);
Verifique se o logotipo da marca aparece na caixa e/ou na etiqueta da peça;
Os bonecos originais têm pintura detalhada, cores vivas e traços nítidos; os falsos costumam ter borrões e material de baixa qualidade;
Desconfie de valores muito abaixo da média (ex: menos de R$ 50);
“Lafufu”: é como ficaram conhecidos os falsificados, vendidos principalmente em e-commerces sem procedência ou camelôs — geralmente mais baratos e sem caixa oficial.
Nos últimos meses, os bonecos Labubus se tornaram um fenômeno global, com celebridades exibindo esses bichinhos em bolsas e acessórios.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
No entanto, a Pop Mart, empresa chinesa que fabrica os Labubus, recomenda os bonecos apenas para pessoas com 15 anos ou mais.
- Divulgação
Apesar dessa recomendação, os monstrinhos também ganharam grande popularidade entre o público infantil.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
O problema é que com essa classificação etária a partir de 15 anos os bonecos não passam pelos testes de segurança obrigatórios para artigos infantis.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
Essa recomendação oficial de público baseia-se no caráter colecionável do produto. Ou seja, eles não são considerados brinquedos infantis típicos.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
A estética “monstrinha divertida” e o modelo “blind box” - caixa surpresa - complementam esse direcionamento para públicos mais velhos.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
O Labubu é um boneco colecionável em estilo lúdico e sombrio criado pelo artista de Hong Kong Kasing Lung.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
Ele compõe o universo de criaturas imaginárias que o artista desenvolveu ao longo dos anos, ganhando destaque no chamado mercado de “designer toys” - os brinquedos feitos especialmente para colecionadores, muitas vezes em edições limitadas.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
A aparência do boneco Labubu ajuda a explicar o fenômeno entre crianças, jovens e adultos: uma criatura pequena, com dentes afiados, orelhas longas e expressão misteriosa.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
O visual do bichinho pode variar bastante, afinal existem muitas versões e colaborações especiais. Algumas delas, com roupas temáticas, inspiradas em feriados, filmes ou personagens famosos.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
O Labubu foi lançado pela marca “The Monsters”, fundada por Kasing Lung. A produção foi ampliada após parceria com a Pop Mart.
TOYSTV/Wikimedia Commons
Essa parceria impulsionou a popularidade em países asiáticos e em outros continentes, tornando o boneco um fenômeno entre fãs de brinquedo de arte e cultura pop alternativa.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
Muitas versões de labubu são produzidas em quantidades pequenas, com edições limitadas, o que estimula o desejo de colecionar.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
A mistura do fofo com o estranho resulta em estética pop e cult, agradando fãs de estilos como gothic cute e toy art.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
Embora tenha sido criado por Kasing Lung no início de 2010, o personagem Labubu ganhou projeção internacional a partir de 2018, justamente quando começou a ser produzido em larga escala pela Pop Mart.
Divulgação
Ele já existia nas ilustrações e livros infantis criados por Lung até que a Pop Mart lançou a primeira série de bonecos peludos que tornou-se item cobiçado por colecionadores na China e em outros países.
Divulgação
Nos últimos meses, a febre mundial desses bonecos foi retratada em longas filas para comprar em cidades como Londres e Xangai.
Divulgação
Os bonecos Labubu têm rosto de vinil e corpos de pelúcia. O aspecto, com olhos esbugalhados e orelhas pontudas, gera uma percepção entre o fofo e o estranho.
Divulgação
O Labubu é “bondoso e sempre quer ajuda, mas frequentemente acaba fazendo o oposto por acidente”. É assim que a Pop Mart define o bichinho em seu site oficial.
Reprodução do Instagram @pompomshopbsb
O fato é que o sucesso do item no mercado fez com que a Pop Mart triplicasse seus lucros no último ano.
Divulgação
Estrelas pop, como Rihanna, Dua Lipa e Kim Kardashian, integraram o Labubu a seu visual, transformando o item em símbolo fashion ao aparecer com os bonecos pendurados em bolsas de grife.
Reprodução do Youtube
A ginasta americana Simone Biles chegou a publicar uma foto no Instagram com dois bonecos Labubu vestindo roupas da marca Gucci. â??Assustador ou fofo?â?, perguntou aos seguidores a dona de 11 medalhas olÃmpicas.
Reprodução