Doença do "Coração Partido" existe
compartilhe
Siga noConhecida como “Síndrome do Coração Partido”, a cardiomiopatia de Takotsubo tem ganhado cada vez mais atenção dentro das unidades de emergência e terapia intensiva no Brasil. A condição, muitas vezes semelhante ao infarto, revela um impacto direto e profundo das emoções sobre a saúde do coração. No Hospital Costantini, referência em atendimento cardiológico, os profissionais observam que, apesar de pouco conhecida pela população, a doença não é tão rara quanto parece.
“É uma síndrome que tem como pano de fundo o estresse, tanto emocional quanto físico. A pessoa chega com dor no peito, os exames iniciais sugerem infarto, mas o cateterismo mostra que não há obstrução nas artérias coronárias. Ainda assim, o músculo do coração está claramente afetado”, explica o dr. Marcio Moreno Luize, cardiologista e chefe da UTI do Hospital Costantini.
Segundo o especialista, em mais de 80% dos casos, os pacientes são mulheres acima dos 60 anos, pós-menopausa. O quadro costuma ser desencadeado por eventos marcantes como luto, medo intenso, frustrações profundas, conflitos ou até mesmo doenças graves e acidentes. “É como se o coração literalmente se partisse em resposta a uma emoção devastadora”, reforça o dr. Marcio.
Embora possa evoluir para formas graves com desmaios, arritmias e até insuficiência cardíaca, a cardiomiopatia de Takotsubo é, em geral, reversível em um período de uma a quatro semanas com o tratamento adequado.
Dor intensa no peito é o principal sinal de alerta. O tratamento envolve medicamentos para proteger o coração e o controle rigoroso dos sintomas. Durante o processo de recuperação, é fundamental evitar esforços físicos intensos e priorizar o cuidado emocional. “Não é exagero dizer que a saúde emocional influencia diretamente a saúde do coração. Vínculos sociais, espiritualidade, momentos de descanso e até práticas como meditação e ioga são aliados na prevenção”, afirma o médico.
“Apesar de ainda ser considerada uma síndrome pouco frequente, estima-se que até 2% de dos casos que chegam aos prontos-socorros com suspeita de infarto sejam, na verdade, a Síndrome do Coração Partido. O corpo dá sinais, e o coração, muitas vezes, é o primeiro a falar”, alerta o dr. Luize.
contatos
VAMOS MEDITAR? – A professora Maria José Marinho abre nova turma para curso de Meditação. A meditação tem como objetivo acalmar a mente e tranquilizar os pensamentos, serenando as emoções. A meditação aumenta a imunidade, a serotonina, a concentração, a criatividade e energia, a memória, o sentimento de felicidade e de paz etc. Serão seis aulas, uma vez por semana, às terças-feiras, às 9h. Mais informações pelos telefoneS e WhatsApp (31) 3223-8340/ 99145-7178.
EQUILÍBRIO ENERGÉTICO – A terapeuta energética Renata Moon aplica diversos tipos de técnicas em seções on-line e presenciais com objetivo de proporcionar para a pessoa equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual. O trabalho é feito a partir da leitura intuitiva de arquétipos, que mostra qual o tratamento ideal para cada um. Informações e agendamentos pelo telefone e WhatsApp (31) 98597-8885.
TARÔ E RADIÔNICAS – A terapeuta Rose Ferraz está atendendo com tarô dos anjos, mesa radiônica, limpeza aurica, abertura de caminhos e aconselhamentos. Faz atendimentos on-line e presenciais. Informações e agendamentos: (31) 97509-2732.
TERAPIAS ENERGÉTICAS – As sessões de terapias energéticas trazem benefícios que ajudam a melhorar a vida em muitos aspectos. Desconfortos emocionais podem causar doenças físicas, é possível sentir dores, ansiedade, medos, crenças limitantes e muitas sensações que causam mal-estar. É um sinal de que é preciso equilibrar a Energia Vital, restaurando autoestima, vitalidade, saúde e bem-estar. A terapeuta Alcéa Romano trabalha com reiki, barras de access, mesa radiônica da sombra ao sol e frequências de luz. Contato (31) 99971-6552.