Esportes

Algoz do Brasil na Copa e na Olimpíada está fora do Mundial de 2026

Uma das maiores potências do futebol africano, Seleção de Camarões foi derrotada na semifinal da repescagem pela RD Congo

Publicidade
Carregando...
Algoz do Brasil na Copa e na Olimpíada está fora do Mundial de 2026
Algoz do Brasil na Copa e na Olimpíada está fora do Mundial de 2026 (Seleção de Camarões)

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 continuam trazendo resultados surpreendentes. A Seleção de Camarões, uma das maiores potências do futebol africano, perdeu para a República Democrática do Congo na semifinal da repescagem continental.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O zagueiro Chancel Mbemba, que atua pelo Lille, da França, fez o gol do triunfo congolês por 1 a 0, no Al-Barid Stadium, em Rabat, no Marrocos, nessa quinta-feira (13/11).

A derrota é uma catástrofe para Camarões, que detém o recorde de participações em Copas do Mundo pela África (oito presenças) e havia chegado à repescagem após uma campanha instável na fase de grupos (5 vitórias, 4 empate e 1 derrota em 10 jogos).

O país de quase 30 milhões de habitantes revelou para o mundo atletas que viraram lendas, casos de Samuel Eto’o, ídolo do Barcelona e da Inter de Milão, e Roger Milla, autor de quatro gols na Copa do Mundo de 1990 quando já tinha 38 anos.

O goleiro André Onana (Trabzonspor), o volante Carlos Baleba (Brighton) e o atacante Bryan Mbeumo (Manchester United) são alguns dos principais jogadores camaroneses da atualidade.

Algoz do Brasil na Copa e na Olimpíada

O ápice de Camarões no futebol foi a conquista do ouro na Olimpíada de Sydney, na Austrália, em 2000. Na fase de grupos, o país ganhou do Kuwait (3 a 2) e empatou com Estados Unidos (1 a 1) e República Tcheca (1 a 1). No mata-mata, passou por Brasil (2 a 1, nas quartas de final), Chile (2 a 1, na semifinal) e Espanha (empate por 2 a 2 no tempo normal e vitória nos pênaltis por 5 a 3).

O duelo com o Brasil ficou notabilizado pela regra do “gol de ouro” – em um eventual empate, a equipe que marcasse primeiro na prorrogação era declarada vencedora. Camarões abriu o placar com Mboma, aos 17 minutos do primeiro tempo. Ronaldinho Gaúcho, de falta, empatou aos 49 da etapa final. Na prorrogação, M’bami anotou o tento da classificação camaronesa.

Outra circunstância em que Camarões levou a melhor sobre o Brasil foi na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Aboubakar fez o gol do triunfo por 1 a 0 na última rodada da chave G.

O resultado não serviu de nada, já que a Seleção Brasileira e a Suíça avançaram às oitavas de final, ambas com 6 pontos. Os camaroneses terminaram em terceiro, com 4 pontos, ao passo que a Sérvia amargou a lanterna, com apenas 1 ponto.

Final da repescagem da África

A República Democrática do Congo manteve vivo o sonho de retornar à Copa – em 1974, competiu na Alemanha sob o nome de Zaire.

Para seguir na briga, terá de vencer a Nigéria na final da repescagem da África, no domingo (16/11), às 16h (de Brasília), no Estádio Príncipe Héritier Moulay Hassan, em Rabat (Marrocos).

O ganhador de Nigéeria x RD Congo ingressará repescagem internacional, que terá seis seleções (Bolívia e Nova Caledônia já estão confirmadas).

Copa do Mundo 2026

Sediada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá, a Copa do Mundo de 2026 terá 48 times distribuídos em 12 grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam à segunda fase, bem como os oito melhores terceiros. A partir dali, haverá cinco mata-matas até a definição do campeão.

  • Primeira fase: 48 seleções divididas em 12 chaves (A – L); após três rodadas, avançam os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros
  • Segunda fase: 32 seleções se enfrentam em mata-mata até a decisão
  • Oitavas de final: 16 seleções
  • Quartas de final: 8 seleções
  • Semifinal: 4 seleções
  • 3º lugar: países derrotados na semifinal
  • Final: seleções vencedoras na semifinal

Os países já classificados ao Mundial

  • Países-sede: Estados Unidos, México e Canadá
  • CAF (África): Egito, Senegal, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana
  • Conmebol (América do Sul): Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai
  • AFC (Ásia): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita
  • OFC (Oceania): Nova Zelândia
  • Uefa (Europa): Inglaterra, França e Croácia

A notícia Algoz do Brasil na Copa e na Olimpíada está fora do Mundial de 2026 foi publicada primeiro no No Ataque por Rafael Arruda

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay