Inscrição para curso gratuito de panificação vai até esta terça (1º/7)
O projeto De Grão em Pão oferece formação gratuita em panificação e confeitaria. O curso acontece no segundo semestre deste ano
compartilhe
Siga noA Fundação Bunge está com inscrições abertas, até esta terça-feira (1º/7), para o segundo semestre deste ano do projeto De Grão em Pão, que oferece formação gratuita em panificação e confeitaria. O curso, voltado para jovens a partir de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, acontece em quatro cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Além do aprendizado técnico, a iniciativa garante aos formandos uma vaga de emprego em padarias após a conclusão da capacitação.
O anúncio dos selecionados está marcado para 6 de agosto. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no site da Fundação Bunge. A formação, que tem duração de quatro meses, oferece dinâmicas práticas e teóricas, além de uma bolsa-auxílio, uniforme e material didático. Ao fim das aulas, os alunos também têm a oportunidade de receber orientação sobre empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, caso optem por abrir o próprio negócio.
Capacitação e oportunidades
O projeto, realizado em parceria com o Senai, visa não apenas a qualificação técnica em panificação e confeitaria, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho. "O De Grão em Pão é uma resposta à escassez de mão de obra qualificada no setor. Desde o lançamento do projeto em 2022, temos buscado preencher uma lacuna crítica no mercado de panificação, que só em 2024 gerou R$ 153 bilhões e ainda enfrenta a falta de 140 mil profissionais", comenta Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
O programa prepara os participantes para os desafios do mercado atual, com ênfase em habilidades como comunicação, organização e autoconhecimento. Segundo a Fundação Wadhwani, profissionais que dominam essas competências podem receber até 20% a mais em suas remunerações. Os alunos também têm acesso a plataformas digitais que simulam situações reais de trabalho, proporcionando uma experiência prática que vai além da teoria.
Leia Mais
Parcerias e resultados
Ao longo de sua trajetória, o De Grão em Pão já formou mais de 160 jovens, conectando-os diretamente ao mercado de trabalho. A previsão para o segundo semestre de 2025 é formar sete turmas, totalizando 140 novos profissionais qualificados para o setor. Empresas e entidades como a Harald Chocolates, o Sebrae e sindicatos de panificação e confeitaria são parceiros do projeto, reforçando a relevância da iniciativa no fortalecimento da indústria de panificação brasileira.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
As vagas para o curso de panificação e confeitaria são uma oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade social que buscam uma profissão estável e uma inserção no mercado de trabalho. As inscrições podem ser realizadas no site da Fundação Bunge - que, com 70 anos de atuação no Brasil, segue seu compromisso de gerar impacto social positivo por meio da inclusão produtiva.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata