Citando Bolsonaro, Trump oficializa taxação de 50% para produtos do Brasil
Documento estabelece tarifa adicional de 40%, totalizando agora 50% aos produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos
compartilhe
Siga noDonald Trump assinou nesta quarta-feira (30/7) o decreto que institui uma tarifa adicional de 40% sobre produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos. A medida entra em vigor dentro de 7 dias, portanto a partir de 6 de agosto. Assim, somado aos 10% que já estavam oficializados, a tarifa total sobe para 50%.
Leia Mais
Entre as justificativas, o presidente americano cita a "perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado" contra Jair Bolsonaro.
O documento ainda justifica as medidas como uma ação de emergência para lidar com políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil “que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”.
- Lula sobre Trump: 'Se me conhecesse, saberia que sou melhor que Bolsonaro'
- Brasileiros invadem redes de deputado italiano que localizou Zambelli
- Lula sobre tarifaço de Trump: 'Seriedade não exige subserviência'
“O presidente Trump tem reafirmado consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, inclusive salvaguardando a liberdade de expressão, protegendo empresas americanas de censura coercitiva ilegal e responsabilizando violadores de direitos humanos por seu comportamento ilegal", diz o decreto.
Para a decisão, o documento cita a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, para estabelecer a tarifa adicional.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia