Montes Claros recebe evento pela visibilidade de deficiências intelectuais
Ação terá atividades e serviços de saúde e acontece nesta sexta-feira (22/8), durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
compartilhe
Siga noEsta segunda-feira (18/8) marca o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE MOC) realizará um evento gratuito e aberto à toda população nesta sexta-feira (22/8), na Praça Dr. Carlos Versiani, das 8h às 12h. A data marca o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual.
A iniciativa, que faz parte do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da instituição, visa dar visibilidade e promover a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade.
- Processo de inclusão não pode ser mero enfeite na escola
- Curatela e o anticapacitismo: celebrar as diferentes formas de existir
A cada ano, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) lança um tema para nortear as discussões e atividades em todo o país. Para 2025, o tema definido é "Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!".
O objetivo é promover um debate nacional sobre a importância de ouvir e valorizar as pessoas com deficiência, garantindo que elas tenham espaço para tomar suas próprias decisões e participar ativamente da sociedade.
A ação contará com a parceria do Afya Centro Universitário UNIFIPMOC, que por meio da clínica acadêmica, levará alunos dos cursos de medicina e enfermagem para oferecer serviços de saúde à população presente. Os futuros profissionais realizarão, gratuitamente, exames de prevenção e promoção à saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia.
Leia Mais
A reitora da UNIFIPMOC, Professora Renata Nobre Dias, ressalta que a saúde de uma comunidade se fortalece por meio da prevenção e do acesso à informação. “Ao realizarmos diagnósticos preventivos, atuamos como um braço complementar do sistema de saúde de Montes Claros e região, possibilitando a identificação precoce de condições que demandam atenção", diz.
Renata complementa: "Esta iniciativa evidencia como a educação acadêmica pode e deve estar a serviço da população, promovendo impactos positivos e imediatos na vida das pessoas.”
- Pessoas com deficiência intelectual: alerta sobre alimentação balanceada
- Preconceito atinge 3 em cada 4 pessoas com deficiência ao se deslocar
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico de 2022, o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 8,9% da população com dois anos ou mais. Dentre esse total, estima-se que aproximadamente 2,6 milhões apresentem deficiência intelectual.
A data, instituída pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017, tem como objetivo promover a conscientização da sociedade, o fortalecimento de políticas públicas inclusivas e o combate ao preconceito e à desigualdade social que ainda afetam essa população.
Serviço
"Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!"
Local: Praça Dr. Carlos Versiani, Centro
Dia: Sexta-feira (22/8)
Horário: das 8h às 12h