Formada pela UFMG, atua no jornalismo desde 2014 e tem experiência como editora e repórter. Trabalhou na Rádio UFMG e na Faculdade de Medicina da UFMG. Faz parte da editoria de Distribuição de Conteúdo / Redes Sociais do Estado de Minas desde 2022
Camila Fremder participou de podcast depois de entender que tinha confundido com outra atração crédito: Reprodução
A escritora e apresentadora Camila Fremder se tornou meme nas redes sociais. A âncora do podcast “É nóia minha?” foi convidada para participar de outro podcast chamado Vênus Day Talks, mas achou que se tratava do Venus Podcast, comandado por Criss Paiva e Yasmin Yassine, com quem ela já tinha familiaridade. Foi assim que acabou em um programa totalmente diferente do que imaginava.
Camila contou nas redes sociais que recebeu de seus assessores uma lista de convites para participação em podcasts, e ao ver o nome "Vênus", aceitou sem pensar duas vezes. Só depois percebeu que o convite era para o Vênus Day Talks, e não para o Venus Podcast. “Eu falei: ‘Eu conheço, eu sigo, já assisti, marca lá’”, contou Camila no vídeo.
Ela ainda revelou que o convite continha uma apresentação do programa, mas que por conhecer o projeto, não se preocupou em ver. No dia da gravação, algumas pistas já indicavam que algo estava diferente. “Eu achei o estúdio estranho, mas pensei: ‘Ah, deve ter reformulado!’”, relembrou.
O momento mais confuso veio quando uma mulher se aproximou e ela achou que era a maquiadora. “Ela foi até a bancada, abriu a bolsa, passou batom nela. Quando perguntei ‘onde eu sento?’, ela disse: ‘pode sentar aqui’. Aí ela deu a volta e sentou na minha frente. Foi aí que eu comecei a entender que eu não sabia onde eu estava”, revelou.
Uma turista desastrada que visitava a famosa galeria Uffizi, em Florença, na Itália, tentou fazer um meme, tropeçou e rasgou uma obra-prima do museu. Cezar Suceveanu/Wikimedia Commons
Trata-se do quadro 'Retrato de Ferdinando de Medici' , que o artista plástico Anton Domenico Gabbiani fez em 1712 para retratar o príncipe da Toscana. Divulgação Uffizi
A Galeria Uffizi foi criada em 1581 em Florença, Itália, por ordem de Francesco I de Medici para abrigar os escritórios administrativos e sua coleção de arte. Txllxt TxllxT - wikimedia commons
A galeria é uma das maiores atrações culturais da Itália, recebendo cerca de dois milhões de visitantes ao ano. Dimitris Kamaras f WIKIMEDIA COMMONS
Seu acervo reúne obras-primas do Renascimento e outras escolas europeias e asiáticas, sendo referência mundial em arte. Fabrizio Garrisi wikimedia commons
Localiza-se às margens do rio Arno e hoje é um dos museus mais famosos do mundo. Veja algumas obras de arte muito importantes que estão na Uffizi. Sailko - wikimedia commons
“A Sagrada Família” de Michelangelo Buonarroti, datada de 1506, no estilo renascentista, apresenta uma cena religiosa com vigor escultural nas figuras. É a única obra do artista sobre madeira ainda preservada. Domínio público
“A Anunciação” de Leonardo da Vinci, feita por volta de 1472, no estilo renascentista, mostra o momento em que o anjo anuncia à Virgem Maria sua missão. A obra destaca-se pela precisão dos detalhes e uso da perspectiva. Domínio público
“Baco” de Caravaggio, criado em 1597 no estilo barroco, representa o deus do vinho em cena naturalista. A obra se destaca pela intensidade da luz e representação do corpo jovem. Domínio público
A “Primavera” de Sandro Botticelli, criada por volta de 1482, no estilo renascentista, representa uma alegoria da fertilidade e do amor com figuras mitológicas. A obra encanta pelo equilíbrio e simbolismo das formas.
“Retrato de uma jovem” de Hans Memling, do fim do século XV no estilo flamengo, mostra uma dama com traços delicados. A obra impressiona pela riqueza dos tecidos e expressão serena. Domínio público
“Maestà di Ognissanti” de Giotto di Bondone, de cerca de 1310, no estilo gótico, representa a Virgem entronizada cercada de anjos e santos. A obra se destaca pela solidez das formas e nova concepção do espaço. Domínio público
“Retrato do Sultão Mehmed II” de Gentile Bellini, de 1480 no estilo veneziano, apresenta o líder otomano com nobreza e dignidade. É um marco do encontro cultural entre o Ocidente e o mundo islâmico. Domínio público
Retrato do Duque de Urbino e da Duquesa” de Piero della Francesca, feito por volta de 1472 no estilo renascentista, representa o casal em perfil. É célebre pelo equilíbrio geométrico e refinamento. Domínio público
“Retrato de Eleonora de Toledo” de Agnolo Bronzino, de cerca de 1545, no estilo maneirista, apresenta a duquesa com seu filho em trajes suntuosos. É admirada pelo requinte e simbologia do poder. Domínio público
“A Adoração dos Magos” de Gentile da Fabriano, criada em 1423 no estilo gótico internacional, representa os reis magos ofertando presentes ao Menino Jesus. Destaca-se pela riqueza dos detalhes e uso de ouro. domínio público
A Adoração dos Magos, de Domenico Ghirlandaio, foi criada entre 1485 e 1488 no estilo renascentista e mostra os Reis Magos homenageando o Menino Jesus. O cenário tem rica arquitetura e personagens vestidos com trajes da Florença da época. domínio público
"A Anunciação", de Lorenzo di Credi, criada em 1480, é uma arte do Renascimento italiano que retrata o momento em que o anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria sua missão divina. A obra destaca-se pelo uso da perspectiva e pela serenidade das figuras em cenário arquitetônico detalhado. domínio público
“A Madona com o Menino e Santos” , de Filippo Lippi, de cerca de 1445, no estilo renascentista, apresenta a Virgem com o Menino em um ambiente calmo. Destaca-se pela delicadeza das expressões e equilíbrio da composição. Domínio público
“A Coroação da Virgem” ,de Fra Angelico, criada por volta de 1435 no estilo renascentista inicial, mostra Cristo coroando Maria em uma cena celestial. A obra é admirada pela harmonia das cores e serenidade das figuras. Domínio público
Segundo Camila, apenas durante a gravação percebeu que havia placas, canecas e materiais com o nome do podcast “Vênus” — mas acompanhados do subtítulo “uma conversa da mulher madura”. “Aí que percebi: 'Eu não tô onde eu acho que eu tô'”, brincou.
Apesar do engano, Camila reforçou que foi bem recebida pela equipe do Vênus Day Talks. “Não é o caso de a gente ir lá e reclamar. Todo mundo foi supereducado. Minha intenção é explicar o que aconteceu e dizer que enganos acontecem. Todo mundo está sujeito a isso”, destacou.
O programa viralizou nas redes sociais por momentos um tanto quanto constrangedores. Em um trecho, a apresentadora Renata Alves de Paula pergunta se Camila sabia quais livros o filho adolescente está lendo. “Eu não sei, eu não tenho filho adolescente”, respondeu Fremder.
Polêmica entre podcasts
A situação, no entanto, ganhou novos contornos quando Yas Yassine, do Venus Podcast, se manifestou. Ela acusou o Vênus Day Talks de usar indevidamente um nome já consolidado no mercado de podcasts.
“Antiético é pegar o nome de um programa que existe há cinco anos e colocar o mesmo nome para o seu programa. [...] O convidado vê ‘Vênus’ e acha que é o nosso, quando na verdade é outro projeto, com outro formato, outra apresentadora. Vocês acham certo que isso aconteça?”, questionou Yas em suas redes.
Apesar do incômodo, o Venus Podcast não pretende judicializar o caso. “Acreditamos no diálogo e na possibilidade de resolver a situação de forma amigável e construtiva. [...] Reforçamos a importância de que a equipe do Vênus Day Talks adote medidas claras para evitar novos mal-entendidos”, afirmou em comunicado.
Ainda de acordo com a nota, o objetivo é preservar a experiência dos convidados e garantir clareza na comunicação com o público. Até o momento, o Vênus Day Talks não se manifestou.