Donatella deixará a direção criativa da Versace em 1º de abril
Irmã de Gianni Versace, fundador da marca, será substituída por Dario Vitale, da Miu Miu
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Siga noDonatella Versace deixará o cargo de diretora artística da marca de luxo italiana Versace, que comanda desde 1997, e será substituída por Dario Vitale, da Miu Miu, extensão do grupo Prada.
“A diretora criativa Donatella Versace assumirá o papel de embaixadora-chefe da marca a partir de 1º de abril de 2025”, anunciou a Capri Holdings Limited, proprietária da marca, em comunicado divulgado na quinta-feira (13/3).
Trata-se de um movimento histórico para a icônica casa de moda italiana, fundada em 1978. “Foi a maior honra da minha vida continuar o legado do meu irmão Gianni. Ele foi o verdadeiro gênio, espero manter um pouco do seu espírito e tenacidade”, afirmou Donatella Versace, de 69 anos, no comunicado.
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Em 1997, a empresária substituiu o irmão, que foi assassinado em Miami Beach, nos Estados Unidos. Em seu novo papel, Donatella supervisionará atividades filantrópicas da marca, cujo símbolo é a cabeça de Medusa.
Fim do controle
A reorganização coincide com relatos de que a Prada, maior concorrente italiana da Versace, está em negociações para comprar a marca cofundada por Gianni. A aquisição acabaria com o controle da família Versace sobre a direção artística da marca.
Dario Vitale, que trabalhou na Miu Miu por vários anos, foi promovido a diretor artístico em 2023. Durante sua gestão, a irmã rebelde da Prada alcançou resultados recordes.
A Miu Miu, voltada para o público mais jovem, foi fundada em 1993 pela estilista Miuccia Prada, neta do fundador do grupo.
A marca Versace mantém 230 lojas em todo o mundo. “A Versace é o que é hoje graças a Donatella e à paixão que ela dedica a seu trabalho todos os dias há quase 30 anos”, afirmou o diretor-geral da marca, Emmanuel Gintzburger.
O grupo Capri Holdings, que inclui a Jimmy Choo e a Michael Kors, é proprietário da Versace desde 2018. A agência Bloomberg informou, no início deste mês, que a Capri havia pedido 1,5 bilhão de euros (R$ 9,4 bilhões) pela marca.