x
CULTURA E ENTRETENIMENTO

Pesquisa mostra que BH gosta de ler, de música sertaneja e de carnaval

Levantamento 'Cultura das capitais' aponta que moradores de Belo Horizonte são adeptos de livros, games, museus, cinema, shows e da folia de Momo

Publicidade
Carregando...


Os moradores de Belo Horizonte têm o costume de ler, jogar videogame e visitar locais históricos. Vão a shows, teatro e cinema, mas preferem ficar em casa quando o assunto é feira e sarau. O carnaval é o evento cultural mais importante da cidade e o feijão é o alimento que mais representa a gastronomia de BH.


Todas essas informações fazem parte da pesquisa “Cultura das capitais”, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, que analisa o comportamento cultural de moradores das 26 capitais e do Distrito Federal. Os dados serão divulgados nesta quarta-feira (12/3), no site culturanascapitais.com.br.


“Cultura das capitais” considera o universo de 37,5 milhões de moradores das capitais, com base no Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram entrevistadas 19.500 pessoas presencialmente, sendo 600 moradoras de Belo Horizonte.

As entrevistas ocorreram entre fevereiro e março de 2024 e as perguntas não tinham respostas pré-definidas para serem escolhidas pelos entrevistados. O questionário referia-se às práticas culturais da pessoa ao longo dos 12 meses anteriores.


De acordo com o levantamento, as práticas culturais mais recorrentes dos moradores de Belo Horizonte são ler (61% responderam que leram ao menos um livro nos últimos 12 meses), jogar games eletrônicos (56%), visitar locais históricos (48%), ir ao cinema (47%) e a shows de música (45%).


A pesquisa considerou os entrevistados que responderam mais de uma prática cultural, de modo que o somatório de todo o percentual é superior a 100%.


Quando se perguntou o espaço mais visitado, a Praça da Liberdade foi mencionada por 25% dos moradores de Belo Horizonte. Na sequência, vieram centro cultural (10%), espaços/eventos esportivos/de lazer (6%), espaços religiosos (4%), teatro (4%), museus e exposições (3%), cinema (3%). A resposta era aberta e as pessoas poderiam citar qualquer local. Foram citados mais 470 locais. Para facilitar a análise, as respostas foram agrupadas por categoria.

Praça da Liberdade, local preferido do belo-horizontino, ganha iluminação especial na época do Natal
Praça da Liberdade, local preferido do belo-horizontino, ganha iluminação especial na época do Natal Marcos Vieira/EM/D.A Press
 


Entre os museus mais frequentados, estão CCBB-BH (23%), Circuito Cultural Praça da Liberdade (13%), Museu em Belo Horizonte (12%), Museu em Ouro Preto (4%), Palácio das Artes (4%), Inhotim (4%), Museu de Arte da Pampulha (3%), Praça da Estação (3%), Museu do Amanhã (2%), Museu das Minas e do Metal (2%), Museu de Mineralogia (2%), Museu da Inconfidência (2%), Museu do Ouro/Casa da Intendência (2%), Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (2%), Museu da Moda de Belo Horizonte (1%), Museu do Café (1%) e Museu de Arte de São Paulo (1%).


De acordo com os responsáveis pela pesquisa, “Museu em Belo Horizonte” significa que a pessoa se lembra de que o último museu visitado foi em BH, mas não sabe qual.

Leda Lima levou até lá os filhos Miguel, com panela na cabeça, e Henry para curtir a exposição sobre Ziraldo no CCBB de BH
CCBB, na Praça da Liberdade, é o museu preferido em BH. Em julho de 2024, Leda Lima levou até lá os filhos Miguel e Henry para curtir a exposição sobre Ziraldo Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press


Quem citou o Museu de Arte da Pampulha, fechado desde 2019 para reforma e sem previsão de reabertura, são pessoas que "provavelmente tenham passado na frente do espaço nesse período. Isso tende a acontecer com espaços culturais localizados em áreas de grande visitação”, explica a JLeiva, por meio de sua assessoria de imprensa.


A empresa responsável pelo levantamento alega que “isso não impacta o resultado dos outros museus (na pesquisa). E é importante a gente ter consciência de que muitas vezes as pessoas não recordam o nome dos museus ou exposições que visitaram”.

Sertanejo supera rock e MPB


“Cultura das capitais” também avaliou o gosto musical dos moradores da cidade. Sertanejo é o preferido, sendo mencionado por 47% dos entrevistados. Em seguida, citaram rock (27%), MPB (26%), pop (21%), gospel (20%), pagode (18%), funk (16%), rap (11%), samba (11%), música erudita (10%), forró (6%), música romântica (5%), internacional (4%), eletrônica (3%), música baiana (3%), hip-hop (2%), religiosa (2%) e jazz/ blues/ soul/country/infantil/bolero (1%).


O levantamento concluiu ainda que 37% dos belo-horizontinos praticam atividades culturais e que 86% consideram arte e cultura essenciais para a vida e o bem-estar.

Esplanada do Mineirão, em BH, lotada durante festival de música sertaneja
Música sertaneja é a preferida de 47% dos entrevistados. Eventos do gênero atraem multidões à Esplanada do Mineirão Leandro Couri/EM/D.A Press


Outro tópico analisado pela pesquisa foi o carnaval. O evento foi considerado o mais importante do segmento cultural por 19% dos entrevistados, à frente de música (13%), teatro (8%), festa junina/arraial (7%), museu/exposição/centro cultural (5%), feiras (4%), religiosos/espirituais (4%), dança (4%), espaços e eventos esportivos (4%), e praças e parques (4%).


Os entrevistados novamente responderam ter mais de uma prática cultural, de modo que o somatório de todo o percentual não é igual a 100%.


Ainda que o carnaval seja considerado o evento cultural mais importante, não foi a ele que os moradores da capital mineira mais aderiram. A festa junina é a mais frequentada. Ao responderem à pergunta "De qual tipo de festa popular participou?", 77% disseram ter participado de festa junina, 61% de bloco de carnaval e 39% de desfile de carnaval. Novamente, pelo fato de a pesquisa considerar mais de uma resposta por entrevistado, o somatório é superior a 100%.


Sobre a culinária de Belo Horizonte, 56% dos entrevistados pela JLeiva disseram que o feijão (incluindo feijoada, tropeiro e tutu) melhor representa a cidade. Na sequência, vieram lanches e petiscos (21%), frango e outras aves (14%), massas (6%), carnes (3%), bebidas (2%).


O estudo contou com a participação de homens e mulheres de todas as raças e classes sociais maiores de 16 anos.

Tópicos relacionados:

bh carnaval cultura game leitura pesquisa

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay