Marcílio de Moraes
Marcílio De Moraes
Jornalista formado pela PUC Minas em 1988, com passagem pelos jornais Diário do Comércio e O Tempo. Trabalhou em coberturas de leilões de privatização e em feiras internacionais
NEGÓCIOS EM MINAS

Seguro Garantia de obras ganha mercado em Minas Gerais

Janeiro a maio deste ano, Minas arrecadou cerca de R$ 89 milhões em Seguro Garantia voltado para o setor público, com crescimento de 37,1% sobre igual período

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Uma nova apólice de seguro começa a ser utilizada em Minas Gerais e a expectativa é que o mercado cresça para o Seguro Garantia com cláusula de retomada, mecanismo que permite a continuidade de obras públicas mesmo quando há descumprimento contratual por parte da empresa executora. O Seguro Garantia cobre até 30% do valor global do contrato, cabendo à seguradora concluir a obra em caso de problema com a empresa responsável pela execução ou efetuar o pagamento da indenização correspondente. O novo seguro foi adotado na licitação da ponte que ligará Manga e Matias Cardoso, no Norte do estado. “A cláusula de retomada amplia o papel do seguro como indutor da boa governança pública, garantindo que grandes obras sejam entregues mesmo diante de adversidades contratuais. É uma proteção que beneficia diretamente a população, que sofre com obras inacabadas ou paralisadas”, afirma a presidente do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais (SindSeg), Andréia Padovani.

De janeiro a maio deste ano, Minas arrecadou cerca de R$ 89 milhões em Seguro Garantia voltado para o setor público, com crescimento de 37,1% sobe igual período do ano passado. Minas é o quarto estado em arrecadação do seguro que teve respaldo legal com a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21), cuja aplicação se tornou obrigatória a partir de janeiro de 2024. O Seguro Garantia foi discutido no encontro promovido em Belo Horizonte pela Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg) e pelo SindSeg.

Sustentabilidade no agro baliza acesso ao mercado

Agronegócio

R$ 2 bilhões

É o valor que o governo de Minas, por meio do BDMG, está disponibilizando para financiar a safra 2025/2026. O valor é 40% superior ao da última safra


Data comercial

Com um salto de 51% em relação a 2024, as vendas de pequenas e médias empresas on-line de Minas no comércio eletrônico no Dia dos Pais somarasm R$ 37,7 bilhões, segundo dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce com atuação na América Latina. Em 2024 as vendas da data para o segmento geraram faturamento de R$ 25 milhões. Os dados considerados incluem as vendas realizadas nas três semanas que antecederam o Dia dos Pais deste ano com base nos lojistas mineiros da Nuvemshop. Foram realizados 143 mil pedidos no período e os segmentos com maior faturamento foram moda (R$ 14 milhões), Saúde e Beleza (R$ 2,3 milhões) e Casa e Jardim (R$ 1,5 milhão). De acordo com a Nuvemshop, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores com 50% dos pedidos, seguido pelo Pix, com 45,5%.

Dia dos Pais supera o Dia das Mães em transações no varejo

Expansão saudável

Com a previsão de abrir mais seis lojas até o fim deste ano, a Drogaria Araujo inaugurou este mês a sua primeira loja no Triângulo Mineiro, em Uberlândia, e a sexta unidade em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Temos mais de 360 lojas em todo o estado e estamos presentes em 65 municípios. Em 2025, abrimos 15 lojas. Seguimos firmes no plano de expansão em Minas Gerais, levando nosso modelo de negócio, que combina conveniência e medicamentos, para cada vez mais mineiros”, diz o gerente de Expansão e Novos Negócios da Araujo, Alexandre Costa. Hoje, a Araujo, fundada em 1906 em Belo Horizonte, é a maior empresa do setor em Minas Gerais, com mais de 70 milhões de atendimentos por ano.

 

Quando dizemos Feliz Preço Baixo para Você, estamos falando muito além de uma promoção. É sobre o que sempre acreditamos: que cada família e cada comerciante de Minas merece ter mais poder de compra, sem abrir mão da qualidade.

Filipe Martins,
Diretor Comercial e de Marketing do Mart Minas, sobre os 24 anos da rede

Safra boa

A Satis encerrou o ano-safra 2024-2025 com um faturamento próximo a R$ 100 milhões. Para a próxima safra a expectativa da empresa instalada em Araxá, é aumentar em 20% o seu faturamento, com a diversificação da linha de produtos e entrada em novos polos produtivos. “A diversificação do portfólio e a aproximação com novos polos produtivos são parte da estratégia de crescimento sustentável da empresa”, afirma José do Nascimento Ribeiro, presidente da Satis. Outro destaque da Satis foi a entrada em segmentos como a cana-de-açúcar, em operações no Nordeste e no Sudeste, a uva no Vale do São Francisco e o melão em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O diretor-executivo da Satis, Vanderlei Corral, aponta que entre as prioridades já para a atual temporada está o fortalecimento da presença no Mato Grosso e no Oeste da Bahia, onde será inaugurado em setembro um centro de distribuição com uma loja.

Com saúde

 

A Rede Mater Dei de Saúde comemora a marca de mais de 60 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento do Hospital Mater Dei Nova Lima, entre consultas, internações, cirurgias e procedimentos diagnósticos. E o aniversário marca o momento da rede, que fechou o primeiro semestre deste ano com um lucro líquido de R$ 47,3 milhões, sendo que apenas no segundo trimestre o lucro foi de R$ 27 milhões. “Os números obtidos no primeiro semestre de 2025 foram positivos e de acordo com o nosso planejamento, reflexos de um esforço bem-sucedido em conjunto para a melhoria dos nossos resultados. Temos boas perspectivas para o restante do ano”, afirma José Henrique Salvador, CEO da Rede Mater Dei de Saúde.

Disney em BH

 

Com um investimento de mais de R$ 5 milhões, a primeira loja DreamStore vai começar a operar nas próximas semanas no Botânico Shopping, no Bairro Belvedere. As obras da loja da Disney, a cargo da Terzo Engenharia, estão em fase final e as chaves devem ser entregues nos próximos dias. Com 700 metros quadrados, a Dream Store de BH será a 11ª da marca no país e deve contar com 15 mil itens, entre licenciados da Disney, Warner, Universal e outras marcas. “Estamos satisfeitos em contribuir com esse projeto inovador para a cidade, que traz uma experiência para toda a família, crianças e adultos. É uma honra para Terzo fazer parte da construção da primeira loja Disney de Minas Gerais”, comenta Renato Dutra, sócio da Terzo Engenharia.

 

 

 

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

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