
Greve no aeroporto de Lisboa causa atrasos e afeta voos para o Brasil
Voos na Europa e intercontinentais já foram afetados; turistas brasileiros relatam perda de voo porque não conseguiram concluir processo de embarque
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa (Portugal) enfrenta uma série de paralisações devido à greve dos trabalhadores da empresa Menzies Aviation, que reivindicam reajustes salariais e melhores condições de trabalho.
Essa mobilização está impactando milhares de passageiros e terá novos capítulos nos próximos dias.
A greve teve início na sexta-feira (25/7) e seguirá em dias intercalados pelo menos até setembro, conforme calendário divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).
Os dias mais críticos daqui em diante estão previstos para os próximos fins de semana: 8 a 11/8, 15 a 18/8, 22 a 25/8 e 29/8 a 1/9.
- Cresce o número de ações na justiça de passageiros contra empresas aéreas
- Lei da aviação fragiliza passageiros
A situação tem afetado voos na Europa e voos intercontinentais, como os que partem de Lisboa para diferentes cidades do Brasil. Passageiros relatam que há filas imensas nos controles de raio-X e imigração, atrasos no despacho de malas e dificuldade para chegar aos portões de embarque no horário previsto.
Alguns turistas brasileiros alertam que perderam seus voos por não conseguirem concluir os trâmites de segurança a tempo.
Leia Mais
Há também relatos de extravio de bagagem e cancelamentos sem aviso prévio.
Dicas práticas para os passageiros
- Chegue com pelo menos 4 horas de antecedência ao aeroporto, mesmo para voos dentro da Europa.
- Se possível, viaje apenas com bagagem de mão, evitando despachar malas.
- Guarde todos os comprovantes: bilhetes, notas fiscais de gastos extras, comunicações com a companhia aérea.
- Exija assistência imediata da empresa: alimentação, transporte, hotel.
- Registre formalmente sua reclamação no canal da atendimento da empresa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A recomendação é reforçar o planejamento da viagem, evitar conexões com tempo limitado entre uma e outra cidade, cuja parada seja Lisboa, e ficar atento aos seus direitos enquanto durar essa situação caótica.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.