
CCBB-BH comemora 12 anos reverenciando a década de 1980
"Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil" reunirá no Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, 300 obras de 200 artistas, 21 um deles de MG
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Paulo Paes, artista paraense radicado no Rio de Janeiro, finalizou o projeto que criou para a exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, que marca os 12 anos do Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte. A obra, um grande balão com aproximadamente 9m de altura e 3m de largura, será colocada no pátio do CCBB-BH, trazendo atmosfera festiva, de cor e movimento. O espaço também vai receber banca de jornal com vinis e revistas publicadas no período, com fatos marcantes da época.
• • •
A mostra será aberta em 27 de agosto e vai reunir 300 obras de 200 artistas de todos os estados brasileiros. Grande parte dos trabalhos dialoga com emblemas da cultura pop, da música, da TV, dos quadrinhos, de revistas e capas de discos que marcaram uma geração. A exposição ocupará, além do pátio, o terceiro andar do centro cultural e será dividida em cinco núcleos, cujos nomes são músicas da década de 1980: “Que país é este” (1987), “Beat acelerado” (1985), “Diversões eletrônicas” (1980), “Pássaros na garganta”, (1982) e “O tempo não para”, (1988).
• MINEIROS NA MOSTRA
Na exposição “Fullgás”, 21 artistas são mineiros: Adélia Sampaio, Adrianne Gallinari, Ailton Krenak, Ana Horta, Ana Maria Tavares, Eder Santos, Eustáquio Neves, Hélio Coelho, Jader Rezende, Jorge dos Anjos, Jorge Duarte, Marco Paulo Rolla, Patricia Leite, Paula Sampaio, Paulo Amaral, Rosângela Rennó, Solange Pessoa, Valeska Soares e Vania Toledo, além de Afonso Pimenta e João Mendes, que integram o projeto belo-horizontino Retratistas do Morro.
Leia Mais
• DE MOÇAMBIQUE
Moçambicana radicada no Brasil, Lenna Bahule, a convite do Memorial Vale, realiza a palestra online “Memórias daqui: Vozes, territórios e patrimônio vivo”, em 21 de agosto, às 19h. Cantora, compositora, percussionista corporal e arte-educadora, Lenna é reconhecida por seu trabalho de fusão entre oralidades ancestrais e sonoridades contemporâneas. A palestra será transmitida ao vivo pelo canal do Memorial Vale no YouTube.
• SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Autora do premiado romance “O peso do pássaro morto”, a escritora Aline Bei participa do projeto Sempre um Papo, em Belo Horizonte, para lançar seu livro mais recente, “Uma delicada coleção de ausências” (Companhia das Letras). O encontro está marcado para 3 de setembro, às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). Depois do bate-papo mediado pelo jornalista Afonso Borges, ela dará autógrafos. A entrada é gratuita.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.