
Congadas mirins de Machado se apresentarão para Ministra da Cultura em BH
Seminário reúne autoridades e cultura popular em BH, com destaque para apresentação das congadas mirins de Machado, agora patrimônio imaterial do Brasil.
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

O Ministério da Cultura (MinC), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e diversas entidades parceiras realizam nos dias 7 e 8 de julho, no auditório do TCE-MG em Belo Horizonte, o Seminário “Cultura, Controle e Direito: troca de olhares, saberes e fazeres”.
Na oportunidade, a ministra de Estado da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, fará a abertura do evento que terá a participação das congadas mirins de Machado que se apresentará para a ministra e diversas autoridades, gestores culturais e secretários de cultura de todo o Brasil.
O convite as congadas de Machado foi feito pelo gabinete do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro, Durval Ângelo ao prefeito Maycon William que indicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, João Alexandre Moura para compor o grupo de trabalho que está organizando o evento. A participação das congadas mirins de Machado vem de encontro com o reconhecimento das mesmas como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no último dia 17 de junho em Brasília (DF).
O seminário tem como objetivo aprofundar o debate sobre o novo regime jurídico instituído pelo Marco Regulatório do Fomento à Cultura, sancionado em junho de 2024. Além da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia participa da programação.
Dois ônibus de congadas mirins e congadas jovens formada por professores, congadeiros instrutores e alunos das escolas municipais Carlos Legnani, Vovó Luiza, Comendador Lindolfo, Madre Carmen Salles e da Escola Estadual Paulina Rigotti, seguirão sob a coordenação da secretária municipal de Educação, Márcia de Paula para este momento histórico para a educação e cultura das congadas machadenses.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.