Fabiano Moraes
Fabiano Moraes
LUTO!

Luto! Faleceu Francisco José Dias, um dos fundadores da Ortobom

Conhecido por sua dedicação incansável, Francisco marcou gerações com sua capacidade de liderança, inteligência estratégica e compromisso com os valores familia

Publicidade

Mais lidas

A indústria brasileira perdeu na última quarta-feira, 19 de junho de 2025, um de seus nomes mais emblemáticos. Francisco José Dias, um dos fundadores do Grupo Ortobom, faleceu no Rio de Janeiro, deixando um legado de inovação, empreendedorismo e contribuição decisiva para o desenvolvimento do setor de colchões no país.


Descendente de imigrantes portugueses, Francisco cresceu ao lado dos irmãos Ernesto (in memoriam) e Júlio Dias em meio aos negócios da família, inicialmente no segmento de secos e molhados na região do Bálsamo. 


Ainda na década de 1960, os três iniciaram sua trajetória industrial com a criação da Metalonita, empresa voltada à fabricação de camas de campanha. O espírito empreendedor logo os levou a diversificar a produção, passando também a fabricar colchões e espumas.


A visão estratégica de Francisco foi determinante para a transformação da Metalonita na Ortobom, marca que nas décadas seguintes se consolidaria como líder de mercado no Brasil. O foco na expansão para o interior do país, o investimento na criação de uma robusta rede de franquias e as parcerias com grandes magazines foram alguns dos fatores que impulsionaram o crescimento da empresa.


Conhecido por sua dedicação incansável, Francisco marcou gerações com sua capacidade de liderança, inteligência estratégica e compromisso com os valores familiares. Ao lado dos irmãos, sempre conduziu os negócios com paixão e intensidade, deixando um legado empresarial que hoje ultrapassa fronteiras e faz da Ortobom uma referência internacional no setor.Em 2016, os irmãos Dias foram reconhecidos com o título de "Notáveis Industriais Colchoeiros", concedido pela Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), em homenagem à trajetória e ao impacto positivo no desenvolvimento da indústria nacional.


Francisco, carinhosamente chamado de Chico por familiares e amigos, era admirado não apenas pelo talento empresarial, mas também pela generosidade, integridade e espírito visionário. Deixa a esposa Patrícia, os filhos Alexandre, Ana Luiza, F. Hulisses, F. Kristofferson, Stefanno e Giselle, além de netos, familiares, amigos e uma legião de colaboradores e admiradores.


O velório será realizado nesta sexta-feira, 20 de junho, às 13h30, no Cemitério Jardim da Saudade, localizado na Avenida Carlos Pontes, 500, Sulacap (Paciência), Rio de Janeiro. Francisco José Dias parte deixando um exemplo de vida, trabalho e legado empresarial que seguirá inspirando as futuras gerações.

 

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay