Leandro Mazzini
Leandro Mazzini
ESPLANADA

Tribunal italiano analisa cidadania por "direito de sangue"

Publicidade

Mais lidas

O Tribunal Constitucional da Itália, o equivalente ao STF do Brasil, analisou em plenário ontem se o princípio do “direito de sangue” na obtenção da cidadania está de acordo com a Constituição Italiana. A nova lei , aprovada há semanas no Governo de Giorgia Meloni, é considerada necessária por muitos no país europeu, para frear a entrada de estrangeiros descendentes de qualquer grau de italianos, ao passo que apontada inconstitucional por outros, como alguns juristas. Até a noite de ontem a decisão da Corte não fora divulgada. Se o Tribunal confirmar a validade do modelo anterior, as novas restrições poderão ser contestadas judicialmente. Caso confirme a nova lei, vai restringir o acesso ao benefício a filhos e netos de italianos. No Brasil, centenas de milhares de processos para cidadania italiana estão à espera da decisão da Corte ou de flexibilização da nova lei pelo Parlamento em Roma.


Bom senso na Blitz


Governador em exercício do Rio, Rodrigo Bacellar (União) enviou à Mesa da ALERJ o PL do Estatuto das Blitzes, para organizar as operações de trânsito, evitando que motoboys e vendedores de quentinhas, por exemplo, sejam prejudicados nas ações. Em muitas situações eles têm veículos apreendidos e ficam sem as mercadorias. A proposta é dos deputados Alan Lopes (PL), Filippe Poubel (PL) e Rodrigo Amorim (União).


É meu amigo


O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Congresso e nome do presidente Lula da Silva ao Governo de Minas, teria enviado recado para a cúpula do Progressistas e ao presidente da Câmara, Hugo Motta: enfatizou que Tarso Duarte de Tassis, Vice-Presidente de Negócios de Atacado da Caixa, é seu amigo pessoal.


Vista grossa


Na Cúpula do G7, no Canadá, Lula da Silva não foi grosseiro apenas com os líderes do grupo – o Brasil não é parte do G7 e o presidente lá chegou afirmando que o grupo não deveria existir. Lula foi deselegante, segundo testemunhas, também com o embaixador do Brasil, Carlos França, ignorado desde a sua aterrissagem. França foi ministro das Relações Exteriores nos dois últimos anos do mandato do inimigo Jair Bolsonaro.

 

Pegou mal


Na semana passada, em Washington DC, o chanceler de fato Celso Amorim foi desmoralizado por Dan Baer, ex-embaixador dos EUA na Organização para Segurança e Cooperação da Europa, ao comparar a pena de morte nos EUA com a repressão às mulheres no Irã. Amorim tentou relativizar as violações de direitos humanos cometidas pelo regime iraniano, onde meninas são obrigadas a usar hijab.


Frutas de milhões

 

Charge por @izanio_charges
Charge por @izanio_charges @izanio_charges


O Brasil exportou para a Europa e a Ásia 486 T de frutas nos primeiros cinco meses de 2025, alta de 24% comparada ao mesmo período do ano anterior, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O faturamento foi de U$S 548,7 milhões, 12,3% superior em relação ao mesmo período de 2024.

 

ESPLANADEIRA


#SBPC/ML inscreve trabalhos para Congresso 2025, que será de 16 a 19/9, no RioCentro (RJ). #EUCAPACITO oferece cursos gratuitos de tecnologia. #Where lidera debate sobre vendas no GRI Loteamentos & Comunidades Planejadas 2025, dias 24 e 25 /6, no Hotel Renaissance (SP). #COMPOL 2025 terá palestras com Michel Temer, Guto Araujo e Marcelo Natale em SC, de 24 a 26/6. #Embracon participa da ABF Franchising Expo2025 e projeta 200 franqueados até fim do ano. #CCEE lança hub educacional para o setor elétrico.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay